segunda-feira, 25 de março de 2013

Pequeno grupo de pessoas faz manifestação por situação do Hospital



Fotos: Luiz Jr/VipSocial
A união faz a força. Esse é um trecho usado no convite feito por diversas pessoas através de redes sociais sobre uma manifestação pública realizada em razão da situação do Hospital São José em Tijucas, ameaçado de fechar no próximo dia 5.
Mas, a grande força que ganhou nas redes não foi capaz de arrastar o público para as ruas. Cerca de 30 pessoas apenas participaram da ação solidária, que aconteceu neste domingo (24), em frente ao Hospital. Entre autoridades, dois vereadores, Eder Muraro (DEM), responsável por organizar o manifesto e Vilson José Porcíncula (PP), que estava responsável por coletar assinaturas para o Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública.
Revolta 
Uma grande revolta tomou conta dos participantes, devido ao pequeno número de pessoas empenhadas em fazer com que a manifestação gerasse um resultado positivo. “Na rede social é tudo bonito, as pessoas compartilham, falam isso, falam aquilo, mas na hora do esforço a coisa muda de situação”, comenta um manifestantes.
Com todos vestidos de brancos, a intenção era dar um abraço solidário em torno do hospital para chamar atenção das autoridades sobre os problemas enfrentados pela instituição.
O movimento começou por volta das 14h30, quando os vereadores e representantes do Hospital já se colocaram na frente da unidade para receber o público. Cerca de uma hora depois, pouco mais de 30 ou 40 pessoas passaram pelo local. Apesar do grande apelo feito em mídias sociais, a manifestação não foi realizada de forma globalizada, onde apenas convites ficaram restritos as redes sociais.
Segundo o proprietário de um comércio em frente ao hospital a ação tinha tudo para dar errado. Ele ainda disse que poucas pessoas sabiam dessa situação e faltou um pouco de engajamento aos organizadores. “É natural que somente poucas pessoas participem, muita gente não ficou sabendo, inclusive eu. Pessoas de mais idade não são tão ligados as redes sociais assim, isso tinha que ser divulgado de outras formas”, conclui.


Assinaturas podem evitar fechamento

Em busca de um melhor reajuste para a tabela de pagamento do SUS, o Hospital São José e Maternidade Chiquinha Gallotti entraram de cabeça na ‘Campanha por uma Saúde 10’ que faz parte do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública.
O objetivo da campanha é reunir 1,5 milhão de assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira.
Desde ontem, segundo a Irmã Enedina Sacheti, presidente da Sociedade Divina Providência, estão sendo distribuídas fichas na sede do hospital para que todas as pessoas possam assinar e assim ajudarem a atingir o numero de assinaturas exigidas.
Ainda estão faltando cerca de 400 mil assinaturas para que possa ser dada entrada no projeto. O desafio é conseguir essas assinaturas até o dia 8 de abril. Para participar, os interessados devem portar apenas o título eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário